:: Apresentação ::
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

  rodape

 

 

       Laboratório Aberto de Ciência, Tecnologia, Educação e Arte
 
É um laboratório de desenvolvimento de projetos de alunos, professores e servidores do CEFET-MG.Constitui-se como um ambiente não formal de aprendizagem dentro das estruturas de formação dos cursos de Engenharia, e vem atuando de acordo com seu objetivo primordial de contribuir para a capacitação humanístico-tecnológica dos alunos da instituição, através do estímulo ao desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos voltados produção e apresentação de objetos técnicos.
Abordagens Pedagógicas
 

Entre as abordagens pedagógicas trabalhadas a Pedagogia de Projetos tem papel de destaque, e criam ambientes de aprendizagem propícios ao envolvimento do aluno com atividades em que os conteúdos técnico-científicos dessa escola ganham sentido na percepção de sua utilidade e sua utilização na solução de problemas apresentados pela realidade do mundo social e tecnológico. 
 
METODOLOGIA

 O LACTEA é aberto a alunos e servidores interessados em desenvolver projetos voltados à compreensão da Ciência, Tecnologia e Arte. Os projetos dos interessados são submetidos a análise pelos professores orientadores do laboratório. O primeiro passo foi discutir a utilização da Pedagogia de Projetos buscando uma forma adequada de gestão e avaliação dos projetos submetidos.O início dos trabalhos se dá com o preenchimento do formulário de descrição do plano de trabalho (FORMULAC), posteriormente avaliado pelos coordenadores e aprovado pautado nas viabilidades do projeto. A partir disso, ele preenche com freqüência a Ficha de Avaliação Semanal (FAS) que faz parte de um portifólio dos pesquisadores.
 O solicitante recebe apoios metodológicos de orientação e elaboração de projetos bem como auxílio para captação de subsídios necessários a sua confecção através da negociação entre as diversas partes de uma rede de apoio à pesquisa dentro e fora da Instituição. 
 
 
RESULTADOS

Um dos resultados mais importantes da pesquisa é a sedimentação do uso da Pedagogia de Projetos como abordagem pedagógica e metodológica no desenvolvimento de objetos técnicos em um ambiente não formal de aprendizagem, o LACTEA. 
 
CONCLUSÃO

         A percepção da Pedagogia de Projetos como possível zona de interseção e complementaridade na ação desse espaço foi a base das discussões a partir das quais formulou-se a proposta de integração em rede, do LACTEA com outros setores institucionais, com o objetivo de constituir, numa perspectiva de transdisciplinaridade, um novo dispositivo de formação, voltado para a potencialização da aprendizagem e da capacitação pessoal, profissional e mesmo institucional. 
 A proposição do LACTEA vem ao encontro da necessidade de maior valorização do potencial criativo dos estudantes e servidores favorecendo, ao mesmo tempo, na instituição, a democratização das oportunidades de formação integral e a melhor utilização de recursos públicos.



rodape
LACTEA
Campus II - Avenida Amazonas 7675 -B. Nova Gameleira  
(31) 3319-6744
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG