:: Apresentação de Projetos ::
ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE TRABALHO NO LACTEA   
TIPOS DE PROJETOS SUGERIDOS:
·   didáticos    (ou explicativos)
·     construtivos   (ou inventivos)
·   investigativos   (de aplicação da metodologia de investigação científica).
 
     Os projetos de natureza didática (ou explicativa) são aqueles que procuram identificar o “como funciona” de determinado objeto ou sistema, procurando explicar, ilustrar, revelar, os princípios científicos de funcionamento de certos objetos, máquinas, mecanismos. Esse tipo de projeto pode levar (embora não obrigatoriamente) à descoberta de alguma contribuição, por mais simples que seja, para a melhoria daquele objeto (relação com o processo denominado de “reengenharia”).
     Exemplo de pergunta básica para esse tipo de projeto: O que é e como funciona tal objeto ou sistema? Em que situações e para que finalidades ele é utilizado? Exemplo da perspectiva que pode ocorrer: Posso contribuir de algum modo para sua melhoria ou propor a sua utilização numa nova situação?
 
     Os projetos do tipo construtivo (ou inventivo) são aqueles que procuram construir algo novo com objetivo de introduzir alguma inovação, propor uma solução nova para algum problema ou alguma situação, por mais simples que seja. Possuem a dimensão de inventividade, seja na função, na forma, no processo, na proposição de soluções alternativas ou de materiais alternativos.
 
 
     Os projetos de investigação são aqueles voltados para o desenvolvimento de pesquisa com base na metodologia da pesquisa científica, formulando-se perguntas e hipóteses básicas de pesquisa em torno de problemas e situações do mundo científico, tecnológico ou do cotidiano, visando-se à maior compreensão acerca dos mesmos e à indicação de possíveis soluções.
 
 
11 PASSOS PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO:
1)     Definir a equipe de alunos para desenvolver o projeto (~4 alunos)
2)     Escolher o tema do projeto, explicitando o tipo do projeto (didático, construtivo, investigativo)
3)     Montar pasta e/ou blog de Diário de Bordo do Projeto
4)     Fazer brainstorming de perguntas sobre o projeto a ser desenvolvido
5)     Fazer pesquisa exploratória na Internet sobre o tema do projeto
6)     Selecionar e organizar os blocos de perguntas básicas sobre o projeto
7)     Redigir o objetivo do projeto
8)     Preencher o Formulário de Descrição/Planejamento do Projeto
9)     Desenvolver o projeto
10)Elaborar o Relatório Técnico do Projeto
11)Preparar e realizar apresentação pública dos resultados do Projeto
 
Orientações para apresentação pública do projeto
 
CEFET-MG/LACTEA
 
  1. O tempo de apresentação é de 20 minutos por grupo.
 
  1. Todos os integrantes do grupo deverão participar.
 
3.      As montagens, equipamentos e recursos que integrarão a apresentação devem ser previamente testados e estar em perfeito funcionamento.
 
4.      Sugere-se que o grupo comece pela exposição da montagem prática do projeto apresentando, a partir daí, a discussão teórico-conceitual necessária à compreensão do projeto.
 
  1. Não será permitida a mera leitura de material. Cada integrante do grupo deve familiarizar-se prévia e adequadamente com o assunto a expor.
 
  1. Qualquer material informativo – como folhetos e catálogos – a ser distribuído ao público deverá ser previamente aprovado pelo orientador e conter referência explícita ao LACTEA.
 
  1. A documentação do projeto (relatório técnico, diário de bordo, arquivos eletrônicos e outros itens) deverá ser entregue ao professor-orientador do projeto ao final da apresentação.
 
  1. Recomenda-se aos alunos a assistência mínima de 75% das apresentações.
 
 
 



rodape
LACTEA
Campus II - Avenida Amazonas 7675 -B. Nova Gameleira  
(31) 3319-6744
Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG